Mais Populares

Postado por: Gabriell Stevenson terça-feira, 14 de outubro de 2014


Creio que seja difícil alguém dizer que nunca falou com uma Testemunha de Jeová. Mesmo em cidades grandes, eles não se limitam às casas, mas adentram também nos prédios, batendo de apartamento em apartamento se preciso for; mas talvez ainda haja alguém que de fato nunca conversou com um, ou que pelo menos não sabia que estava conversando. As Testemunhas de Jeová são um grupo muitas vezes confundido com os evangélicos, contudo, eles mesmos não se consideram como tal – de fato há muitas diferenças entre os dois grupos; a começar por algumas de suas crenças.

As Testemunhas de Jeová (TJs) afirmam que consideram a Bíblia como a Palavra absoluta de Deus e que baseiam nela todas as suas crenças. Mas os seus ensinamentos, na verdade, contrariam muitos dos ensinamentos bíblicos. A proposta deste texto é o de analisarmos estas diferenças e assinalarmos as suas diferenças doutrinárias com a Bíblia Sagrada.

1. A Bíblia. As TJs usam uma versão modificada a Bíblia, chamada Tradução do Novo Mundo (TNM). Através da leitura, nota-se facilmente que os líderes das TJs que produziram a TNM não eram acadêmicos bíblicos. Só para começarmos, a mais óbvia diferença entre a TNM e outras Bíblias é o uso de “Jeová” no Novo Testamento. As TJs afirmam que o Novo Testamento usava originalmente o nome hebraico YHWH (traduzido como “Jeová” ou “Yahweh”) e que escribas apóstatas o substituíram por “Senhor” (gr. Kurios). Não existe evidências históricas ou manuscritas para embasar esta afirmação.

2. Pai, Filho e Espirito Santo. As TJs ensinam que somente o Pai é Jeová, o Deus Todo-Poderoso; o Filho, Jesus Cristo, é um “deus” inferior ao Pai; e o Espírito Santo é uma “força impessoal” que emana de Deus. A Bíblia, por outro lado, ensina que o Pai, o Filho e o Espirito Santo são Deus [Jo 1.1; 17.3; 20.28 | At 5.3-4 | II Co 3.17-18 | Tt 2.13]. O Filho tudo criou [Hb 1.10-12] e deve ser honrado como Deus [Jo 5.23 | Hb 1.6 | Ap 5.13]. O Espirito Santo é uma pessoa, chamada “Consolador” ou “Ajudador” – do grego parakletos; Ele ensina, fala, e dá testemunho de Jesus [Jo 14.16, 26; 15.26-27; 16.13-14].

3. A morte, a alma e a punição eterna. De acordo com as TJs, quando os seres humanos não salvos morrem, deixam de existir, não havendo punição eterna para os ímpios. No entanto, a Bíblia ensina que os seres humanos continuam a existir depois da morte, como espíritos à espera da ressurreição e do Juízo Final [Lc 16.19-31; 23.43 | Hb 12.9,23 | Ap 6.9-11]. A TNM traduz Lucas 23.43 e os textos hebraicos de forma distorcida, a fim de evitar esta conclusão. A Bíblia também nos ensina que os ímpios sofrerão a punição eterna [Mt 25.46 | Ap 14.9-11; 20.10].

4. A ressurreição e o retorno de Jesus. As TJs acreditam que Deus ressuscitou Jesus dos mortos como um espírito angelical, com um determinado corpo espiritual. Negam que Ele retornará visível e pessoalmente para a Terra. As Escrituras Sagradas, contudo, ensinam que Jesus ressuscitou com um corpo físico glorificado e imortal. Seu corpo possuía carne e ossos, mãos e pés, e até mesmo os sinais da crucificação [Lc 23.49 | Jo 2.19-22; 10.17-18; 20.20, 25 | At 2.24-32]. Embora seja a segunda pessoa da Divindade, Jesus é também homem glorificado [At 17.31 | I Co 15.47 | I Tm 2.5]; A Bíblia Sagrada também nos revela que Ele retornará pessoal e fisicamente à Terra [At 1.9-11; 3.19-21 | I Ts 4.16 | Hb 9.26-28].


5. Salvação. As TJs consideram que a morte de Jesus propicia um “resgate correspondente”, ou seja, liberta todas as pessoas, em princípio, da condenação pelo pecado de Adão, mas para desfrutarem da Vida Eterna, também devem provar que são dignas por meio de suas obras. A doutrina bíblica, por outro lado, é bem diferente. Os crentes são salvos somente pela graça de Deus e pela fé em Jesus Cristo, e suas boas obras são o fruto da salvação, e não o pré-requisito para ela [Rm 3.21-28; 5.1-11 | Ef 2.8-10 | Tt 3.4-8].

{ 2 comentários... read them below or Comment }

  1. Muitas das concepções dos TJs são revestidas de gnosticismos, doutrinas as quais o apóstolo João combateu no primeiro século.

    Conheci seu blog na UBE estou te seguindo; quando puder, conheça e siga o meu também???

    Paz em Cristo!

    http://www.ezequiel-domingues.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Ezequiel, muito obrigado pelo seu comentário aqui no meu Blog. Seja muito bem vindo.!
      Já dei uma olhadinha no seu e também já o estou seguindo.. ;)

      Excluir

- Copyright © 2014 Bíblia em Reflexão - Powered by Blogger