Mais Populares

Postado por: Gabriell Stevenson quinta-feira, 8 de janeiro de 2015






Nesta segunda parte da serie vamos fazer uma rápida analise de outros versículos muito usados para o combate contra o uso de tatuagens, encontrados em I e II Coríntios:

Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo.” – I Coríntios 3.16-17

... Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.” – II Coríntios 6.16

Estas duas passagens são frequentemente deturpadas para condenar o uso de tatuagens. A primeira, na realidade, está introduzida em um contexto sobre inveja, contenda, dissenções [v.3] e idolatria [v.4]. Enquanto que a segunda está inserida em um contexto de idolatria [v.16] e julgo desigual [v.14]. Nas duas passagens, somos exortados a termos a consciência de que o Espírito Santo habita em nós e não podemos dar lugar ao pecado, por consideração, honra e submissão a Ele.

Perceba que a maioria destes pecados estão descritos em Gálatas 5.19-21 como obras da carne: “Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, fornicação, impureza, lascívia, idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias [contenda], emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas...” Ninguém que seja escravo destas coisas poderá herdar o Reino de Deus, como afirma o texto. E sabendo disto, posso compreender que o que destrói [ou corrompe; do grego phtheiro] o Templo de Deus, são justamente as obras da carne, e não as tatuagens em si. Obviamente que um homem pode usar as suas tatuagens para cometer quase todos estes pecados, porém, ao mesmo tempo, pode usá-las para exprimir uma bela arte, e até mesmo adoração a Deus.

Outro texto de I Coríntios, muito usado, é este:

Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?” – I Coríntios 6.19

Ao lermos o capítulo 6, a partir do versículo 13, podemos observar que Paulo estava abordando o assunto de pecado sexual. Ele inclusive diz que todo pecado que o homem comete é fora do corpo, mas o que fornica peca contra o seu próprio corpo. Ou seja, todas as outras obras da carne são coisas que destroem ou corrompem o templo de Deus, pecando contra Ele, porém, a fornicação, além de ser um pecado contra Deus, é um pecado contra o nosso próprio corpo mortal.

A advertência de Paulo, nas três passagens aqui abordadas, nada tem a ver com o uso de tatuagens, mas de coisas relacionadas às obras da carne, descritas em Gálatas 5.19-21. Algumas pessoas que são contra o uso de tatuagens dizem que Levítico 19.28 é o único texto que trata diretamente sobre o assunto, pois sabem muito bem que I e II Coríntios nada tem a ver com isso.

Contudo, como foi abordado na primeira parte desta serie, não é disso que se trata o versículo em Levítico e sim de culto de idolatria e feitiçaria aos mortos. Se de fato a Palavra de Deus condenasse, ou pelo menos reprovasse o uso de tatuagens, então poderíamos dizer que estaríamos destruindo e contaminando o templo de Deus; mas sem esse fundamento, o que resta são vãs filosofias e abordagens socioculturais – que iremos verificar na próxima parte desta serie.

Se tatuagens fossem mesmo algo pecaminoso, o próprio Jesus não se revelaria a João, em Apocalipse, como tendo uma inscrição – semelhante a uma tatuagem – em sua coxa [Ap 19.16]. Sendo real ou apenas simbólico, o fato é que Jesus nunca usaria o pecado para descrever a Sua glória.

Ele poderia apenas ter declarado com Sua voz que era o “Rei dos reis e Senhor dos senhores”, mas, pelo contrário, Ele preferiu usar uma inscrição em sua coxa; um local estratégico para que Seus inimigos possam lê-la enquanto Ele estiver montado em seu cavalo - alguns sempre insistem que a melhor tradução é a que diz que a inscrição está No manto, sobre a sua coxa,mas, muito pelo contrário, esta é a tradução menos aceita entre os tradutores bíblicos; mesmo a NVI, por exemplo, que comumente altera o sentido de certas palavras, usa a tradução Em seu manto e em sua coxa.

Por essas e outras evidências, não creio que a tatuagem em si seja um problema, mas o tipo de tatuagem certamente o é. Alguns podem usar a tatuagem por uma razão de estética, outros para idolatria, etc. Acredito que algumas coisas devem ser levadas em consideração antes de o cristão resolver fazê-las: 1. Porque irão fazer 2. Que tipo de tatuagem irão fazer 3. Onde irão fazer 4. Estão dispostos a enfrentar com paciência e mansidão as possíveis consequências? 5. O Espírito Santo lhe deu carta branca para prosseguir?

Se o cristão levar estas coisas em consideração, e estiver totalmente consciente do que irá fazer, então não há porque reprimi-lo e coagi-lo.

Continua... Leia a mensagem anterior: “O cristão e a tatuagem I: Levítico 19.28

{ 6 comentários... read them below or Comment }

  1. 👏👏👏👏a melhor explicação de todas, é também assim que entendo td isso!!!

    ResponderExcluir
  2. Deveria toma vergonha isso sim torsendo a biblia chei de pecado toma juizo devemos ser diferente do mundo e nao nus igualar o inferno ta chei de pessoas q aje dessa forma

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente com você.👏o povo cego so procura distorcer as palavras da bíblia fazendo com q outras pessoas acreditem. Deus tenha Misericórdia.

      Excluir
  3. Muito boa explicação 👏👏👏👏👏

    ResponderExcluir

- Copyright © 2014 Bíblia em Reflexão - Powered by Blogger