Mais Populares

Postado por: Gabriell Stevenson quarta-feira, 7 de janeiro de 2015






Essa é uma discussão talvez não muito antiga. Não se sabe com exatidão quando este embate entre os pensadores cristãos se a tatuagem é ou não é pecado surgiu. Contudo, sabemos que muitas igrejas creem ser algo pecaminoso e ilícito, e chegam a proibir seus membros de fazerem; alguns líderes até ameaçam seus membros com a disciplina ou até mesmo a expulsão deles.

Outros, por outro lado, podem até não concordar, mas creem que a Bíblia não condena esta prática e eles também não condenam nem reprimem aqueles que optam por fazê-las. Outros creem que a Bíblia não proíbe e também acham uma bela expressão de arte, se usada com entendimento.


O versículo de Levítico, na realidade, deixa bem claro a intenção do Senhor. Todo teólogo honesto e bem instruído sabe bem disso. Muitas bíblias de estudo nos trazem a instrução de que esta era uma pratica comum entre povos pagãos que rodeavam as terras de Israel.


A Bíblia de Estudo Defesa da Fé, por exemplo, trás a seguinte nota de rodapé: "Lacerações e ferimentos físicos estavam incluídos nos ritos da adoração de fertilidade de Baal (cf. I Rs 18.28)". Enquanto que a Bíblia Shedd diz (sobre os vv.27 e 28): "Os pagãos cortavam os cabelos da cabeça ou da barba de certas maneiras, para honrar seus ídolos ou para os ritos fúnebres pagãos, Dt 18.10. Cortar o corpo era praticado para mostrar arrependimento extremo ou desespero. Condenam-se estas práticas entre o povo de Deus. Estas proibições eram para guardar o povo de Israel de seguir as práticas supersticiosas e idólatras dos pagãos que viviam ao seu redor."


Outro fato importante é perceber o local onde esta instrução está inserida. Muitos estão dispostos a usar este versículo – mesmo não tendo nada que a ver com o tema – para condenar a pratica do uso de tatuagens, mas não estão dispostos a usarem os outros versículos de Levítico, tais como a declaração de que toda mulher se torna imunda ao chegar o tempo da menstruação [Lv 15.19-28], ou quando dá a luz a um filho(a) [Lv 12.2,5]. Talvez devessem considerar pecado as pessoas que cortam os seus cabelos em redondo e os homens que fazem o canto das barbas [Lv 19.27]. Assim, também deveríamos parar de comer qualquer animal que rumina e não possui unhas fendidas [Lv 11.6]. Percebe o perigo?

A minha proposta nesta serie não é a de incentivar o uso de tatuagens, nem incentivar ao não uso. Minha proposta é a de analisarmos conscientemente e honestamente o que as Sagradas Escrituras realmente dizem com respeito a isso. E também analisaremos alguns pensamentos filosóficos e socioculturais da atualidade.

Nesta primeira parte da serie, começaremos com um dos textos mais usados na bíblia para a abordagem deste tema.

Pelos mortos não dareis golpes na vossa carne; nem fareis marca alguma sobre vós. Eu sou o Senhor.” – Levítico 19.28

Existe uma tradução brasileira que usa a expressão “tatuagem” ao invés de “marca”. Por uma questão de ética, eu não direi qual é, porém é evidente que esta é uma péssima tradução da palavra original. Não posso afirmar com certeza, porém esta tradução parece-me uma intenção pré-determinada para condenar o uso de tatuagens. Impressões a parte, vamos analisar bem este texto dentro do seu contexto e com a ajuda das palavras originais.

A palavra “golpes” vem de sareteth, que significa incisão, corte ou talho; e “marca” vem de qa’aqa kethobeth, que possui uma semelhança grande com a expressão anterior, ela significa incisão, corte ou marca feita a ferro em brasa. É fácil vermos que a expressão "marca" não tem nada que a ver com "tatuagem", pois se trata de cortes profundos com ferro em brasa feitos em rituais pagãos pelos mortos.

Nós realmente não podemos usar citações da Lei, aleatoriamente, para determinar mandamentos para o Novo Testamento; nem podemos interpretar as escrituras de forma insdiscriminada, julgando de acordo com o que eu "acho que seja". E julgando pelo que analisamos deste texto de Levítico, sabemos que não se trata de tatuagens e sim de culto aos mortos - que continua sendo um pecado, pois sabemos que os mortos não se comunicam com os vivos [Ec 9.5-6] e que isto é um ato de feitiçaria [I Sm 28.7-11 | Ap 21.8]

Continua...

{ 21 comentários... read them below or Comment }

  1. Eu fiz duas tatuagens no braço,mas para glorificar a Deus. É um jeito de eu poder evangizar também. Mas minha mãe e minha irmã me julgaram e criticara,falando que é pecado e citou esse versículi em Levítico. E falou que eu tô querendo ir para o inferno. Acho que não é pecado,torna-se pecado a partir do momento que a intenção seja ruim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paah,
      Acredito que vc não deve se limitar através desta ideia. O que vc fez, ou deixou de fazer não faz mais sentido quando vc tem Jesus no coração. Ele nos ensina, nos dá paz, e quanto mais achegarmos a Ele, mais ele nos reveste de força, virtude e sabedoria para enfrentarmos os dias maus que já estão e virão sobre a terra. Mas quem está com Jesus não morrerá, e sim terá a oportunidade de ter a vida eterna com ele, nos céus!

      Excluir
    2. Marcas tá! mas se trazer para os dias de hj tb seria marcas no corpo se ñ pode de uma forma, pq pode tatuando não deixa de marcas, como já diz a palavra tds pode mas nem.td lhe convém a bíblia r bem clara s pobre princípios e bem claro sobre costumes que fosse contrário aos mandamentos de Deus afirmar e distorcer a forma que está escrita para dizer que ñ refere a palavra tatuagem tb é uma afirmação contrária dos mandamentos , ñ precisa tatuar Deus pra mostrar que tem ele em sua vida

      Excluir
  2. Eu vou pra o céu c minhas tatuagens. Se Deus realmente não gostar, ele vai me limpar. Pq ele tem poder para isso. Mas q vou pra o céu eu vou. Isso é certeza!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia levitico 19.28
      Vc sabe que não pode

      Excluir
    2. Eu tbm Raquel,o céu será meu limite e ponto final!
      Amo minhas tatu

      Excluir
    3. Sabe que não pode? Tem outras coisas que também Nao se pode fazer e fazem pronto por causa de tatuagem se perde salvação? Me poupe

      Excluir
  3. A bem da verdade, toda prática mundana deveria nos causar o desejo de estar longe delas.No passado os povos de Canaã aderiram práticas que foram veementemente condenadas por Deus, para o seu povo. Note bem, nós fomos lavados pelo precioso sangue de Jesus Cristo, o Senhor nos justificou, regenerou e iniciou em nós um processo de santificação. Você não é melhor do que ninguém!! No entanto, foi escolhido(a) pelo Senhor para exatamente ir na contra mão do mundo; a palavra diz: não ameis o mundo, nem o que no mundo há, aquele que ama o mundo o amor do Pai não está verdadeiramente nele aperfeiçoado e nem vos conforme os com esse mundo, mas, transformai-vos pela renovação do vosso entendimento para que experimenteis qual seja a Boa, agradável e perfeita vontade de Deus. Não perca tempo em querer riscar seu corpo, você foi feito ou feita de maneira maravilhosa por Deus, desvie seu olhar dessas besteiras que em nada edificarão a sua vida, muito pelo contrário, trará em vc o desejo de mostrar seu corpo tatuado. Lembre- se de perguntar ao dono do seu corpo à cerca do que ELE acha em ver seu corpo marcado. A nossa marca é interior e deve ser vista pelo homem, na condução da nossa vida, rncha- se do "fruto do espírito e deixe quem quiser insistir em copiar o mundo. Lá no final da caminhada veremos a diferença entre quem realmente estava com o coração inteiro na obra do Senhor e aqueles que lamentavelmente esconderam seus talentos e voltaram- se a copiar as práticas mundana. Muita paz!!
    Pr.Valter S.Oliveira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns o nosso corpo é o templo do espírito Santo vamos cuidar bem dele vamos uns encher do Espírito a única marca ou tatuagem que devemos ter em nós é o Espírito Santo.

      Excluir
    2. Eu discordo com sua linha de raciocínio, primeiro temos que ter cuidado com as traduções, segundo não adianta se firma em pregação de medo para coagir os membros, antes era pecado ver tv e tantas outras coisas e agora pode porque não conseguiram mais coagir, precisamos de cristãos bereanos, para não viver com base dos outros mais verificar o que estão dizendo. Porque muitos líderes coloca o peso para seus membros mais não vive nem a metade.Como foi falado no fim vamos ter muitas surpresas, onde muitos líderes irão ficar e não vai ser por uma tatuagem,mas porque distorceu a palavra e jogou muitos inocente fora do Reino. Por se acharem deus e condenar pessoas que precisavam de ajuda e só fizeram condenar.

      Excluir
  4. Amem!!!!! Pr. Valter S. Oliveira
    Deus seja louvado!!! Uma benção seu esboço, me identifico com sua linha de pensamento...

    ResponderExcluir
  5. Meu conceito sobre este assunto é que essas marcas eram feitas por pessoas que estavam a margem da lei, então se isso é normal eu posso ter uma relação extra conjugal e exercer as minhas funções de pastor, posso fazer qualquer outra coisa que tudo é normal,o normal é que está acabando com muitas igrejas.

    ResponderExcluir
  6. Boa explicação irmão problema que muita gente preguiçosa eles pegam o que quer entender e pronto e não ler o texto inteiro nem perco tempo com esse tipo de gente....

    ResponderExcluir
  7. É muito simples... O Espírito Santo, se Ele verdadeiramente habita em vós, Ele testifica. Quem conhece a Palavra de Deus e tem intimidade com Ele vai saber aquilo que agrada ou desagrada a Ele.

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde, paz de Cristo Jesus....

    Eu fico abismado com certas respostas sem fundamento bíblico, primeiro somos templos do Espírito Santo, lembre-se "dele" fomos comprados conforme 1 coríntios 6. 19-20 não somos de nós mesmo precisamos da orientação dele para fazermos qualquer coisa com este templo, já que existe um "dono", e na verdade fomos comprados, isso seguinifica que só o dono pode nos orientar o que fazer com ele, não podemos fazer o que queremos, precisamos analisar como faço para agradar o dono desse templo, lembre-se de 1corintios 3.17.

    Procure saber há origem das tatuagens de como começou a ser utilizá-las.

    Garanto a vocês que não foi por cristãos fiéis e reverentes Deus e sua palavra.

    ResponderExcluir
  9. História da Tatuagem
    HOME HISTÓRIA IDADE CONTEMPORÂNEA HISTÓRIA DA TATUAGEM
    A história da tatuagem é tão antiga quanto a de qualquer outra forma de arte. Porém, a expressão “tattoo”, que popularizou essa forma de arte, só apareceu no século XVIII.

    A tatuagem está presente na história humana há muitos e muitos séculos
    A tatuagem está presente na história humana há muitos e muitos séculos
    A prática de se pintar a pele momentaneamente para ocasiões específicas, seja com tinta extraída de sementes, como o urucum, seja com quaisquer outras fontes naturais, está presente em muitas culturas nativas da América, África e Oceania. Além desse modo de pintura, observa-se também em muitas culturas a prática de pintura definitiva da pele por meio do uso de pequenos estiletes de madeira (feitos de bambu ou de outros caules flexíveis, às vezes com pontas de metal, conhecidos como cinzeis). A pintura permanente esteve presente sobretudo na região da Polinésia, em tribos maori. É da língua dos maori, inclusive, que vem a expressão “tattoo”.

    Mas a pintura definitiva da pele, segundo evidências arqueológicas, não foi exclusividade dos maori. A prática da “tattoo”, ou tatuagem, remonta a épocas de civilizações bem antigas. Algumas múmias do Egito Antigo, quando foram exumadas, apresentavam em sua pele sinais de tatuagem. Em outras regiões, tanto da África quanto da Europa e Ásia, esse tipo de desenho na pele também era cultivado. Voltando às tribos nativas da Polinésia, foi entre elas que a arte da tatuagem ganhou uma expressividade grande. Tal expressividade foi captada pela primeira vez na ocasião dos primeiros contatos de navegadores europeus com esses povos.

    Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

    A história da tatuagem está relacionada diretamente com a figura do navegador inglês James Cook. Cook é considerado o descobridor da Austrália e foi o responsável por uma das primeiras navegações de reconhecimento da Oceania. Em 1769, Cook e sua tripulação estabeleceram contato com os povos maori, que apresentavam o corpo todo pintado com desenhos feitos à base de tinta natural e do uso de cinzel e um martelo artesanal. A palava usada em referência àqueles desenhos era “tu tahou”, que os ingleses contraíram para “tattoo”.

    Desde então, a expressão popularizou-se, sobretudo pelo fato de que muitas pessoas também passaram a tatuar o corpo. No século XIX, era muito comum ver marinheiros, presidiários, estivadores, entre outros, tatuarem o corpo como forma identificação de grupos ou mesmo demonstração de alguma singularidade. Isso se tornou possível após a invenção da máquina de tatuar por Samuel O' Reilly, em 1891.

    No caso do Brasil, a tatuagem tornou-se comum a partir dos anos 1960. O primeiro tatuador profissional atuante no Brasil foi o suíço Knud Gegersen, que chegou a Santos, São Paulo, em 1959, e ficou conhecido como Lucky Tattoo.

    Dr. Jorge Januário

    ResponderExcluir
  10. Engraçaso né, a internet foi criada por cristã ? Ninguem vive sem ! Cada noiva se prepara para o noivo de forma que só ela sabe os detalhes do seu vestido , do perfume e tudo que será entregue ao noivo. Cabe só ao Noivo avaliar mais ninuém

    ResponderExcluir
  11. Paulo diz se eu como carne e meu irmão se escandaliza, nunca mais comerei carne... não devemos ser pedra de tropeço no Reino, visto que se minhas atitudes fazem um desses pequeninos se perderem, só resta condenação, pois aí daquele que fizer tropeçar um de meus pequeninos..., se você veio para Cristo com tatuagens, tudo bem, e se você fez, po via das duvidas peça perdão, quando Jesus arrebatar sua IGREJA, ele vai nos transformar em um corpo glorioso...

    ResponderExcluir

- Copyright © 2014 Bíblia em Reflexão - Powered by Blogger